terça-feira, 13 de maio de 2014

LIMÃO (Citrus limon)

Limão (Citrus limon)
LIMÃO (Citrus limon)
OUTROS NOMES: Limão-siliciano; Limão-verdadeiro.

DESCRIÇÃO
             O Limão (conhecido no Brasil e na Africa como limão-siliciano ou Limão-verdadeiro, da espécie Citrus x Limon) é o fruto de uma pequena árvore de folha perene originária da região sudeste da Ásia, da Família das Rutáceas. 


Pé-de-Limão

             Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), 14 espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violeta, em cacho. Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado.



             Propaga-se também por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos. Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.


             Ao contrário de outras variedades cítricas, o limoeiro produz frutos de forma contínua.

             Farmacologicamente, o Limão é principalmente importante pelo seu valor nutricional de vitamina C e potássio.

             No Brasil, os chamados Limão-galego e o Limão-taiti, na verdade, não são Limões, mas sim Limas ácidas. O chamado Limão-verdadeiro, também conhecido como Siciliano, eureca ou lisboa, é a espécie mais consumida na Europa e nos Estados Unidos, possuindo o nome científico Citrus x limon; esse limão possui uma casca amarela.

             As principais diferenças entre Limões e Limas-ácidas são o tamanho e o gosto ligeiramente diferente, pois limões têm sabor um pouco mais suave. Apesar disso, todas essas espécies têm origens parecidas. Outra coisa que diferencia os Limões de Limas-ácidas é o rendimento para fazer sucos, sendo que as Limas são melhores para esse uso.

             O chamado Limão-cravo é uma mistura de Limão e Tangerina. Possui uma coloração interna alaranjada e é muito usado para temperos.

INDICAÇÕES: 
Indicado para - Acidez da boca; Acidez do Estômago; Ácido úrico no coração; Acne; Adenite; Adiposidade; Afonia; Afta; Albuminúria; Alcoolismo; Amenorreia; Amidalite; Analgesia; Ancilose; Anemia; Angina do peito; Antraz; Apendicite; Arteriosclerose; Artritismo; Asfixia por ácido carbônico; Asma; Assistolia; Astenia; Astigmatismo; Ataxia; Atonia gástrica; Atonia hepática; Avitaminose; Beribéri; Blenorragia; Bócio; Broncopneumonia; Cãibra; Cálculos; Catarros; Ciática; Cirrose; Congestões da garganta; Congestões do cérebro; Congestões do peito; Congestões do ventre; Conjuntivite; Coriza; Coxalgia; Dermites diversas; Diabete sacarina; Diabete; Difteria (Crupe); Dilatação do estomago; Dismenorreia; Dispepsia; Distrofia; Dor de cabeça; Dores de rins; Edemas; Endocardite; Enterocolite; Enterite; Enterorragia; Envenenamentos; Enxaqueca; Epilepsia nervosa; Envenenamentos; Enxaqueca; Epilepsia nervosa; Escarlatina; Escorbuto; Escrofulose; Espermatorreia; Esterilidade; Estomatite; Faringite; Febre de Barcelona; Febre de Malta; Febre puerperal; Febres; Feridas e rasgaduras; Fibroma uterino; Fístulas; Flebite; Fleborragia; Flores brancas; Frieiras; Furunculoses; Glicosúria; Gota; Hemiplegia; Hemofilia; Hemoptises; Hemorragias; Hemorroidas; Hepatite; Herpes secos; Herpes úmidos; Hidrocele; Hidropisia; Hipercloridria; Icterícia; Impetigem; Impotência; Inapetência; Insônia; Insuficiência cardíaca; Intermitentes (febres); Intoxicações; Lepra; Linfangites; Linfatismo; Litíase; Lombrigas; Lupo; Mal de Pott; Mau hálito; Metrite; Mordidas; Mucosidades; Nefrites; Nevralgia; Obesidade; Oftalmia purulenta; Orquite; Ovariocele; Paludismo; Panarício; Paralisia; Picadas venenosas; Piorreia; Pletora; Pleuras frias; Pólipo; Poliúria; Prostatite; Psoríase; Pústulas; Raquitismo infantil; Reumatismo; Sangue impuro; Sarampo; Sarna; Sarro; Septicemia; Sífilis; Sinusite; Tifo; Tofo; Torcicolo; Tosse de Cachorro; Tosse; Toxemia; Transtornos nervosos; Traumatismo; Tuberculose; Tumores; Úlceras gástricas; Uremia; Uretrite; Urticária; Varicocele; Varíola (bexigas); Vômitos; Zumbidos.





EU USO:
  • Água com limão (sem açúcar) para curar dores de cabeça, infecções nas vias urinária, e muitos outros males.
  • Água com limão, e uma colher das de sopa, de fécula de mandioca, (sem açúcar) para cortar diarreias e disenterias.
PARTES USADAS
Folhas e Frutos
             Os que têm cor amarela ou amarelo-esverdeada, são cultivados sobretudo pelo sumo, embora a polpa e a casca também se utilizem em culinária. Os Limões contêm uma grande quantidade de ácido cítrico, o que lhes confere um gosto ácido. No suco de Limão, essa acidez chega a um pH de 2 a 3, em média.

PROPRIEDADES
             As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

             Estudos epidemiológicos associam a ingestão de frutas cítricas, com uma redução no risco de várias doenças. O limão também mostra alguma atividade antimicrobiana.

             Em fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como anti-séptico entre outras. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tônico que ajuda a manter a boa saúde.

VARIEDADE DE LIMÕES
Limão-cravo (Citrus limonia)

             Famoso por ter a parte interna do fruto na cor laranja, é uma mistura de Limão e Tangerina. A maioria das plantações dessa variedade é infestada por uma doença chamada verrugose, que, apesar de ser inofensiva para os seres humanos, deixa a casca com aparência desagradável. A combinação perfeita de acidez e açúcar faz desse limão o melhor para temperos.



Limão-galego (Citrus aurantiifolia)

             Também é uma lima ácida, menor que o tahiti e de casca amarelada quando madura. Pequeno e saboroso, o galego está sumindo das prateleiras dos supermercados por causa de uma virose que infesta as plantações desde a década de 70. Mas, por ser considerado o melhor fruto para fazer caipirinha, a variedade ainda freqüenta a mesa e o copo dos brasileiros

Limão-tahiti (Citrus latifolia)



             A variedade mais popular do país é, na verdade, uma lima ácida. O Brasil é o segundo maior produtor desse fruto verde e sem semente, que aparece em 90% das plantações do país. É excelente para fazer suco — o rendimento do sumo é de 50%, contra 42% do limão verdadeiro — e bastante usado em receitas de sorvetes, doces e tortas



Limão-verdadeiro (Citrus limon)


             Conhecido também como siciliano, eureka ou lisboa, é o limão propriamente dito, a variedade mais consumida na Europa e nos Estados Unidos. A fruta de casca amarela dá um suco menos ácido que a limonada feita com limão tahiti. O aroma suave é ideal para a extração de essências que servem de base para perfumes e cosméticos.

             O Limão apresenta diversas variedades cultivadas, sendo uma dezena delas frequentes, como, por exemplo, o limão-eureca, o limão-lisboa, o limão-fino, o limão-verno, o limão-villa-franca, o limão-lunário etc.

             Este artigo não trata de três outras espécies de frutas cítricas, chamadas de limas em Portugal e de "limões" no Brasil, e mais conhecidas no Brasil do que o limão-siciliano: Citrus × latifolia ou limão-taiti; Citrus aurantiifolia ou limão-galego; Citrus x limonia ou limão-cravo.

HISTÓRIA DO LIMÃO
Limão-verdadeiro (Citrus limon)


             O Limão-siciliano foi trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminando-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Gênova em meados do século XV, bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
             Séculos mais tarde, em 1742, os Limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, a qual o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do Limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente, é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

             Popularizou-se no Brasil durante a chamada gripe espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.

             O Limão-siciliano tem origem no Sudeste da Ásia, provavelmente no sul da China, ou Índia. Sua história é, por vezes, pouco clara.

             Não era uma fruta comum no mundo antigo grego e romano. Vários fatos indicam que uma fruta cítrica parecida com o Limão era conhecida, mas não se sabe se era o Limão ou a Cidra, uma espécie vizinha e muito semelhante, e não existem evidências paleobotânicas. Os gregos utilizavam o Limão ou a Cidra para proteger as roupas das traças. As primeiras descrições claras do uso da fruta para fins terapêuticos remontam às obras de Teofrasto, aluno de Aristóteles, que é considerado o fundador da fitoterapia. Os helenos utilizavam o cultivo de limoeiros ou de cidreiras perto de oliveiras para preservá-las de ataques de parasitas. O Limão pode ter sido retratado na arte romana: Há representações de frutas cítricas em mosaicos romanos em Cartago e afrescos em Pompeia, que possuem uma semelhança impressionante com Laranjas e Limões. Parece que Nero era um consumidor regular desta fruta, pois assim tentava se prevenir de um possível envenenamento.

             O Limão também foi muito utilizado no Mediterrâneo de maneira ornamental em jardins islâmicos.

             Os egípcios do século XIV conheciam o Limão. Ao longo da costa mediterrânea do Egito, as pessoas bebiam kashkab, uma bebida feita de cevada fermentada, folhas de hortelã, arruda, pimenta preta e limão. A primeira referência do limão no Egito é nas crônicas do poeta e viajante persa Nasir-i-Khusraw, que deixou um relato valioso da vida no Egito sob o mandato do califa fatímida al-Mustansir (1035-1094).

             O comércio de suco de Limão foi bastante considerável em 1104. Sabemos a partir de documentos em Geniza Cairo - registros da comunidade medieval judaica no Cairo a partir do século X até o século XIII - que as garrafas de suco de Limão, qatarmizat, foram feitas com muito açúcar e era consumidas localmente e exportadas.

             No Ocidente, o Limão tornou-se mais difundido no ano 1000, graças aos árabes que o levaram a fruta para a Sicília. A origem do nome vem do persa. Na Europa, havia o cultivo de Limões-reais em Gênova, em meados do século XV. Em 1494, apareceram Limões em Açores, enquanto que, na América, o Limão e outros cítricos foram levados pelos missionários espanhóis após a descoberta de Cristóvão Colombo.

             A fruta também foi introduzida nos países do norte europeu, através de viagens marítimas, pagando-se por eles com bens valiosos ou até mesmo ouro. Os frutos comprados eram revendidos a preços muito elevados nos países do norte: o Limão foi considerado um produto de luxo, sendo usado principalmente como um ornamento e um medicamento.

             Posteriormente, os médicos tornaram-se conscientes de que a ingestão diária de suco de limão evitava surtos de escorbuto entre os marinheiros em longas viagens marítimas. Navios ingleses foram obrigados por lei a carregar bastante suco de Limão para cada marinheiro.

             De 1940 a 1965, a produção aumentou e os Estados Unidos tornaram-se um importante fornecedor de Limões. Mais de 50 por cento da safra de Limão dos Estados Unidos é transformada em suco e produtos. A casca, polpa e sementes são usadas para se fazer óleos, pectina, ou outros produtos.

             O Limão também tem sido é usado externamente para acne, fungos (micose e pé de atleta).

PRINCIPAIS PRODUTORES DE LIMA E LIMÃO - 2009 
(Toneladas).
  • 2.571.530 - ÍNDIA
  • 1.987.450 - MÉXICO
  • 1.014.446 - CHINA
  • 1.000.000 - ARGENTINA
  • 0.972.437 - BRASIL
  • 0.827.350 - ESTADOS UNIDOS
  • 0.783.587 - TURQUIA
  • 0.711.729 - IRÃ
  • 0.551.000 - ESPANHA
  • 0.486.200 - ITÁLIA.

O USO DO LIMÃO

Uma "Cura de Limão"

              O limão produz bom efeito quando tomado em quantidades progressivamente maiores, até certo limite, e, depois, em quantidade progressivamente menor. Começa-se, por exemplo, com 1 limão; 1 no primeiro dia, e 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia e, assim por diante, até 10; depois se vai diminuindo a dose pela mesma escala. Assim, em 20 dias, faz-se o que se chama “uma cura de limão”. 


              Pode também começar-se com 2 limões e prosseguir aumentando 2 por dia, até 20; depois diminuir na mesma proporção. Também se faz uma boa cura aumentando a dose de 3 em 3, até 30. A quantidade de limão e a duração da cura devem depender da natureza e gravidade da doença a ser combatida.

              Quando não se trata de um mal crônico, quando é um resfriado, uma gripe, etc., tomam-se, durante dois, três ou quatro dias, segundo o caso, 5 a 10 limões por dia para apressar a cura.

              A melhor maneira de tomar o limão é espremê-lo num copo e tomar o suco por um canudinho. Quem não está acostumado a tomar suco de limão, pode, para torná-lo mais apetecível, diluí-lo em água.

              O uso do limão pode provocar o aparecimento de uma espécie de urticária. Isto, todavia, não significa que o limão esteja prejudicando o enfermo; indica que lhe está purificando o sangue, expulsando as substâncias estranhas.


BEBIDAS COM LIMÃO

Motijo - Limão com Run
Limão com fécula-de-mandioca (Cura disenteria - Diarreia)
Limão com água
Limão com aguardente e gelo
Caipirinha - Limão com cachaça
Limão com Abacate
Limão com Gengibre
Limão com couve e maçã
Limão com Hortelã


Nenhum comentário:

Postar um comentário