sexta-feira, 5 de junho de 2015

Açafrão-da-terra (Curcuma longa)


Açafrão-da-terra (Curcuma longa)
Família das Zingiberáceas.

VISITE O GRUPO Flora Medicinal:  Flora Medicinal Grupo do Jisohde

              O Açafrão-da-terra (Curcuma longa), é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

OUTROS NOMES
              É conhecido também como: Cúrcuma, Turmérico, Açafrão-da-índia, Açafroa e Gengibre-amarelo.

DESCRIÇÃO
              O Açafrão-da-terra é uma planta herbáceo perene, que chega a até 1 metro de altura. Muito ramificada, amarelo para laranja, cilíndrico, que são encontrados com rizomas aromáticos.

              As folhas são alternadas e dispostas em duas fileiras. Elas são divididas em bainha da folha, pecíolo e lâmina de folha. A partir das bainhas das folhas, caule falso é formado. O pecíolo é de 50 a 115 centímetros de comprimento. As lâminas de folha simples são geralmente de 76 a 115 centímetros de comprimento e raramente até 230 centímetros. Elas têm uma largura de 38 a 45 centímetros e são oblongas ao estreitamento e elíptica na ponta.

              Na China, o tempo de floração é geralmente em agosto. Terminalmente na haste falsa é uma haste de inflorescência de 12 a 20 centímetros de comprimento contendo muitas flores. As brácteas são verde-claro e o vate a oblongo com uma extremidade superior sem corte com um comprimento de 3 a 5 centímetros.

              Na parte superior da inflorescência, brácteas estaminais estão presentes sobre os quais não ocorrem flores; estes são do branco ao verde e às vezes tingido de vermelho-púrpura e as extremidades superiores são afilados.

              As flores hermafroditas são zigomorfas e tríplice. Os três 0,8- a 1,2 centímetros de comprimento sépalas são fundidos, branco, tem cabelos macios e os três cálice são desiguais. As três pétalas são brilhante-amarelo fundidos em um tubo corola até 3 centímetros de comprimento. Os três lóbulos da corola tem um comprimento de 1,0 a 1,5 centímetros, e são triangulares com extremidades superiores suaves-espinhosa.

              Enquanto o lobo corola média é maior do que a duas laterais, apenas o estame mediano do círculo interior é fértil. O saco de pó é estimulado em sua base. Todos os outros estames são convertidos para estaminoides. Os estaminoides exteriores são mais curtos do que o labelo. O labelar é amarelado, com uma fita amarelo no seu centro e é obovadas, com um comprimento de 1,2-2,0 centímetros. Três carpelos estão sob, um aderente constante trilobado ovário, que é escassamente peludo. A cápsula fruta abre com três compartimentos.

Componentes químicos
              Os componentes químicos mais importantes do açafrão são um grupo de compostos chamados curcuminóides, que incluem a curcumina (diferuloylmethane), desmetoxicurcumina, e bisdemetoxicurcumina. O composto mais bem estudado é a curcumina, que constitui 3,14% (em média) de açafrão em pó. Além disso, outros importantes óleos voláteis incluem turmerone, atlantone, e zingiberene. 
Alguns componentes gerais são açúcares, proteínas, e resinas.

INDICAÇÕES
ACNES; ALERGIAS; ALZHEIMER; ANTI-INFLAMATÓRIO; ANTIBACTERIANA; ANTIMICROBIANA; ANTIOXIDANTE; ANTITUMORAL; ANTIVIRAIS; ANSIEDADE; ARTRITES; ASMA; CANCRO; CARDIOVASCULARES; CATAPORA; COÁGULOS, COLESTEROL; DIABETES; DOENÇAS CARDIOVASCULARES; DORES; ECZEMA; ENTORSES; ESTÔMAGO; FERIDAS; FÍGADO; GASTROINTESTINAIS; GRIPES; HEMORROIDAS; HERPES; HIPERTENSÃO ARTERIAL; INSÔNIA; MANCHAS; MENSTRUAÇÃO; PELE; PULMONAR; RENAIS; QUIMIOTERAPIA; SARNAS; ZOSTER;

USO MEDICAMENTO
              Na Índia, O Açafrão tem sido tradicionalmente usada por milhares de anos como um remédio para estômago e fígado doenças, bem como topicamente para curar feridas, basicamente, por sua suposta propriedade antimicrobiana. No sistema Siddha (desde por volta de 1900 a.C.) O Açafrão era um medicamento para uma variedade de doenças e condições, incluindo as da pele, pulmonar, e sistemas, dores, feridas, entorses, e doenças do fígado gastrointestinais. Um suco fresco é comumente usado em muitas doenças da pele, incluindo eczema, catapora, herpes zoster, alergias, e sarnas.

              O Açafrão composto ativo Acredita-se que têm uma ampla gama de efeitos biológicos, incluindo anti-inflamatória, antioxidante, antitumoral, antibacteriana, e antivirais, que indicam atividades de potencial em medicina clínica.
Ensaios estão em curso para a utilização de açafrão para tratar o cancro, as doses necessárias para qualquer efeito são difíceis de estabelecer em seres humanos.

              Em dezembro de 2013, o açafrão foi avaliado quanto à sua eficácia potencial contra várias doenças humanas em ensaios clínicos, incluindo renal e doenças cardiovasculares, artrite, e vários tipos de cancro, e irritação do intestino.

              Açafrão também está sendo investigado para o tratamento potencial da doença de Alzheimer, diabetes, e outras desordens clínicas.
Exerce um efeito extraordinariamente benéfico nas doenças de coração, agindo como poderoso preventivo.

              Detém o crescimento de coágulos nas artérias. Colesterol.
              Hipertensão arterial.
              Indutor da menstruação.

              Açafrão contem pigmento alimentar bem conhecido, uma substância ativa de Curcuma Longa é um agente quimioterapêutico segura e clinicamente eficaz. 
              Com seu baixo perfil de toxicidade a curcumina, tem um flavonoide que ocorre naturalmente, derivado do rizoma da Curcuma longa, e tem uma grande promessa.

              In vitro, e em estudos pré-clínicos mostraram que é inibidora, anticâncer, antiesclerose múltipla e doença de Alzheimer antioxidante, anti-inflamatória, anti-proliferativa e pro atividades apoptóticas.
É de um custo eficaz, opção natural para os pacientes.

              Seus benefícios à saúde são inúmeros, dentre eles, ajuda a proteger o corpo do Câncer e aumenta a eficácia da quimioterapia.

              Controla a diabete e previne doenças como o Alzheimer. 
Auxilia no combate a ansiedade, insônia e gripe.

              Também é muito eficaz no tratamento de dores na lombar, má digestão, menstruação irregular, asma, enrijecimento das articulações e hemorroidas.

              Além disso, aumenta a imunidade do organismo e regula o nível de açúcar no sangue.

              Para todos esses resultados, basta ingerir meia colher de chá misturada na água, todos os dias.

              Outro benefício interessante do uso do açafrão é sua capacidade de tratar a pele. Ele regula a pigmentação da pele, trata a acne e ajuda a diminuir as manchas escuras na face, causadas pelo sol, devolvendo o seu tom natural.

Para clareamento da pele.
              Misture meia colher de sopa de açafrão, uma colher de sopa de suco de limão, com uma colher de sopa de suco de pepino. Mescle bem os ingredientes e passe no rosto. Deixe agir 20 minutos e retire com água fria. Para eliminar as marcas deixadas pela acne.

              Misture uma pitada de açafrão em uma colher de sopa de pó de sândalo, Acrescente água o suficiente para obter uma pasta lisa, Passe no rosto e deixe cerca de meia hora. Repita duas vezes na semana, ou três, dependendo da necessidade.

USO NA CULINÁRIA
              Na culinária ele serve como tempero em pó, corante natural e aromatizante. Ele dá um sabor especial a pratos como arroz, sopas, molhos e massas. Além de todos os benefícios que o açafrão traz para a saúde ele também é muito utilizado na culinária. Por exemplo, o tradicional e famoso prato espanhol “Paella” apreciado por muitos. Bons ingredientes fazem a diferença neste prato e o açafrão com certeza é um deles.

RECEITAS
CAMARÃO COM DAMASCO E AÇAFRÃO
INGREDIENTES
700 gramas de camarão rosa M ou G, limpo, 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem; Sal e pimenta do reino; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; ½ xícara de cebola picada em cubos pequenos; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de caldo de camarão ou de peixe; 1 xícara (chá) de creme de leite fresco; 1 colher (café) bem cheia de açafrão em pistilos ou em pó (não é o açafrão da terra!); 1 xícara (chá) de damasco seco, cortado em cubos médios.

MODO DE PREPARO
              Aqueça bem uma panela. Tempere o camarão com sal e pimenta. Coloque um pouco de azeite na frigideira e grelhe os camarões, poucos por vez, até ficarem bem dourados.
 
Reserve.
              Na mesma frigideira que grelhou os camarões, adicione a manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte a farinha e misture bem. Coloque o caldo e o creme de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Por último, adicione o açafrão e o damasco. Cozinhe por 5 minutos em fogo baixo e adicione o camarão. Cozinhe por mas 3 minutos e corrija o sal e a pimenta. 

Sirva imediatamente.
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

ARROZ COM AÇAFRÃO E CAMARÕES
INGREDIENTES
              1 Xícara de arroz; 1 Colher de azeite; 1 Colher de sopa de açafrão espanhol ou cúrcuma (açafrão da terra); 1 Dente de alho; 2 Xícaras de chá de água fervendo; 2 Colheres de sopa de cheiro-verde e cebolinha; 1 Pimentão vermelho sem sementes picado; Sal a gosto; 300 gramas de Camarão rosa médio limpo sem casca e sem cabeça; 1 Colher de sopa de manteiga.

MODO DE PREPARO
              Coloque, em uma panela, o azeite, o alho, o camarão e frite. Retire os camarões e reserve. Na mesma panela acrescente o arroz e frite. Coloque a água, o açafrão e deixe cozinhar, em fogo baixo, quando a água estiver perto de secar acrescente os camarões reservados e deixe o arroz terminar de cozinhar. Depois de pronto, acrescente o cheiro verde e a cebolinha, desligue o fogo, coloque a manteiga e tampe a panela e deixe por 5 minutos bem abafada. 
              Sirva quente.

CALDINHO DE AÇAFRÃO
INGREDIENTES
              4 xícaras (chá) de caldo de carne. 1 colher (chá) de açafrão em pó. 4 ninhos de macarrão cabelo-de-anjo. Sal. Pimenta e azeite a gosto. Folhas de manjericão para decorar.

MODO DE PREPARO
              Misture o caldo com o açafrão e ferva. Junte a massa e cozinhe conforme as instruções do fabricante. Tempere com o sal e a pimenta e regue com o azeite. Decore com folhas de manjericão e sirva.

              Calorias: 182 por porção
              Categoria: Sopa e quente
              Dificuldade: Fácil
              Rendimento: 4 porções
              Tempo de Preparo: Rápido (até 30 minutos)
              Tipo: Entry

CONTRA-INDICAÇÕES
              Esta erva não deve ser usada por mulheres grávidas; já que pode provocar o aborto como consequência da Crocetina.
              Deve também tomar-se em consideração, que quando tomado em grandes doses com o intuito de interromper a gravidez, pode ser letal.
              Quem esteja a amamentar deve abster-se do seu uso terapêutico.
              Mas deve ser consumido com moderação, pois se for ingerido em altas doses pode ser tóxico e produzir graves transtornos renais e nervosos.

GALERIA DE FOTOS: 41 .










































quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Agrião (Nasturtium officinale)

AGRIÃO (Nasturtium officinale)

AGRIÃO (Nasturtium officinale).
FAMÍLIA  - Brassicaceae.
OUTROS NOMES  - Agrião-d'água.

DESCRIÇÃO 
              É uma planta herbácea. 
              Emite ramos de até 50 ou 60 centímetros de comprimento. 
              A Haste é ramosa, espessa, suculenta, verde-avermelhada, rasteira. 
              Emite numerosas raízes adventícias. 
              Suas folhas são alternas, pecioladas, algo espessas, compostas, imparipenadas.

              Os folíolos quase sésseis, piriformes, opostos, sendo o terminal bem maior que os laterais.

              As Flores são hermafroditas, regulares, brancas, miúdas, dispostas em cachos terminais ou opositifólios.

              O Cálice de 4 sépalas livres.

              A Corola cruciforme, de 4 pétalas hipóginas.

              O seu Fruto é síliquas.


INDICAÇÕES
              É uma planta conhecida, boa para saladas. Deve-se usá-la crua, porque, quando cozida, suas propriedades medicinais se perdem.

              O Agrião contém um óleo essencial, iodo, ferro, fosfatos e alguns sais.
              Seu uso prolongado tem eficaz efeito depurador do sangue e antiescorbútico.

              Emprega-se, outrossim, como ótimo remédio contra a atonia dos órgãos digestivos; como estimulante no escorbuto, escrofulose e raquitismo; como diurético nas hidropisias, nas enfermidades das vias urinárias, nos cálculos; como expectorante nos catarros pulmonares crônicos; como desopilante do fígado
              Tomam-se, diariamente, 3 a 4 colheres das de sopa de suco de agrião puro ou diluído em água.
              O agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos princípios amiláceos.
              Aplicado, em cataplasmas, sobre úlceras escorbúticas, escrofulosas, etc., apressa sua cicatrização.
              Em resultado das experiências do Dr. Zalakas, atribuem-se ao agrião propriedades antídotos dos efeitos tóxicos da nicotina.
              O suco desta planta, misturado com mel, dá um bom xarope para combater a bronquite, tosse, tuberculose pulmonar.
              Os que sofrem de ácido úrico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente carne de porco, toicinho, salsichas, etc., devem comer diariamente uma salada do agrião.

              Eis uma boa receita: 
              Escolhem-Se uns punhados de agriões, em quantidade suficiente para encher um prato. Lavam-se bem. Tempera-se com limão, azeitonas, um pouco de azeite e um pouco de sal.

              A cura desejada, bem entendida, só se alcança sob a condição de se remover completamente a causa do ácido úrico, a saber, as condenadas substâncias venenosas, que acima mencionamos, e que erroneamente soem ser chamadas “alimento”. O agrião nada pode fazer quando se prossegue no abuso causador do ácido úrico; mas acelera grandemente a cura quando os alimentos cárneos, principalmente os de origem suína, são abandonados.

              As mulheres grávidas não devem comer agrião em grandes quantidades, pois, em virtude de sua ação sobre a matriz, pode provocar o aborto.

              Não deve usar-se o agrião que cresce junto às águas paradas ou pouco movimentadas, pois que ao mesmo, pode prender se insetos aquáticos, portadores do bacilo de Eberth, causador do tifo.

              Lavando-se bem o agrião e espremendo-se bastante suco de limão, em cima, pode-se comê-lo com bem menos perigo; mas, de qualquer maneira, é preferível obter sempre o agrião das águas correntes.
              Leia as dissertações sobre o Agrião-do-Pará.

USO MEDICINAL
              É CICATRIZANTE; DEPURATIVO; DIURÉTICO; ESTIMULANTE; EXPECTORANTE
              Indicado para - Atonia dos órgãos digestivos; Cálculos renais; Desopilante do fígado; Diabetes; Escrofulose; Expectorante nos catarros pulmonares crônicos; estimulante no escorbuto; Hidropisias; Raquitismo; Vias urinárias.
              Atribuem-se também ao agrião propriedades antídotos dos efeitos tóxicos da nicotina.

PARTE USADA
              Toda a Planta.

PREPARO
Saladas
              Escolhem-se as plantas que estiver em água limpa, lava-se bem, tempera-se com limão, azeitonas, um pouco de azeite e um pouco de sal.

Sucos
              Escolha plantas viçosas, macera-se bem e coloque no liquidificador, coa-se e tome regularmente.

Cataplasmas
              Aplica-se sobre úlceras escorbúticas, escrofulosas, etc. apressa sua cicatrização.

DOSE
              Tomam-se diariamente, 3 a 4 colheres das de sopa de suco de Agrião puro ou diluído em água.

CONTRA-INDICAÇÃO
              As mulheres grávidas não devem comer agrião em grandes quantidades, pois, em virtude de sua ação sobre a matriz, pode provocar o aborto.

IDENTIFICAÇÃO - 14 Fotos.